quinta-feira, 20 de outubro de 2016

A culpa é sempre da mãe!

Oi pessoas queridas,

Hoje vamos falar de culpa, mas não a culpa que toda mãe sente por 24horas, mas sim a culpa que todos jogam em cima da mãe.
A mulher não consegue engravidar, a culpa é da mãe. Ou então, a mulher tem uma gravidez não planejava a culpa é de quem mesmo? Da mãe, que não sabe se cuidar, que não soube dizer não.
Depois que a criança nasce é a mesma história, se não pior.
Se a mãe não consegue amamentar, se tem depressão pós-parto ou passa por tantas outras dificuldades que são tão comuns após a chegada de um bebê a culpa é dela.
Até na questão da maldita cólica a culpa é da mãe: "Ah, seu bebê tem cólica porque você é nervosa!".
Se o bebê não dorme, foi e,a que não soube "ensinar" a criança a dormir, ela que criou mais hábitos, ela que está fazendo errado.
Filho que faz birra? Ah! A culpa só pode ser da mãe. Ela não impôs limites, ela não sabe controlar, ela não sabe educar.
A mãe não tem responsabilidade sobre tudo dos seus filhos. E como se a gente tivesse que viver eternamente se defendendo, desviando dos olhares críticos, dando explicações para o mundo.
Que esse texto meio desabafo sirva para refletirmos sobre o assunto, que muitas vezes nos passa despercebido de tanto que já estamos acostumadas com essa situação injusta. E que ele sirva também para tirarmos sobre os nossos ombros o peso da culpa que nos mesmos nos impomos.
Não somos culpadas de nada! Somos co-responsáveis, e isso é bem diferente!

Beijinhos...
Mãe das nenis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo!
Sua presença é fundamental para o sucesso deste blog.
Agradeço pelo seu comentário!